ZÉ Frias Ribeiro

 


Eu e o meu amigo Frias

Escrever sobre este meu amigo, não é pera doce!

Sabem porquê! Porque ele não tem Facebook e é a sua esposa que tem que lhe mostrar o que os amigos pensam dele.

Mas vou tentar, dizer um pouco deste grande amigo de Zé para Zé, porque ele além de Frias também tem Zé no seu primeiro nome.

Quando me foi apresentado pela primeira vez, estávamos na rua Santa Catarina, no Porto no ano de 1985.

Ele tinha vindo de Moçambique, mas ao contrário de muitos não era retornado, nasceu lá.

Começamos a nossa amizade nesse mesmo dia e consegui ler no fundo da sua personalidade que estava ali um amigo para a vida, ou sou eu que vejo ao longe ou então és mesmo tão puro, tão puro que só mesmo uma senhora chamada D. Berta, foi capaz de ver e sentir o mesmo que eu uns anos à minha frente.

É o Frias, técnico de se tirar o chapéu, mas agora não é isso que me trás aqui.

O que quero transmitir é a sua personalidade mais que positiva, muito à frente da minha, desculpem a comparação.

Acompanhei-o durante décadas e nunca presenciei que alguma vez tivesse necessidade de levantar a voz, quanto mais uma mão ou um braço, não foi meu amigo, já do teu amigo que te escreve, não se pode dizer o mesmo, fervo em pouca água.

Só tenho pena que este amigo, não tivesse filhos, e agora enquanto eu vou buscar a minha neta para lanchar ele não tem neta para o acompanhar nos lanches, ao contrário de mim que já vou com três, quis o destino que assim fosse, mas que dava um excelente pai, e avô que ninguém duvide.

Hoje tratou a minha neta pelo nome, sabia o nome dela e tudo, falaram como dois adultos e eu só observava enquanto conduzia.

E lá veio a pergunta sabes o meu nome, mas não sabes o da minha irmã…o que mostra que com crianças podemos ser surpreendidos a qualquer momento.

Tinha chegado a hora de apresentar a Ritinha, a minha irmã chama-se Rita, Ritinha, só por falta minha de ainda não o ter feito, mas a Clara deixa tudo limpinho, limpinho.

Aqui fica mais um amigo dos bons, que me acompanha ao longo da minha vida e eu não me faço rogado ter amigos assim.

Grande abraço Zé Frias

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manuel Alves da Silva