Manuel Alves da Silva


Hoje fui almoçar com um dos meus professores, que me passa quase toda a informação que guardo dentro peito.
Talvez com medo que esta se perca, no meio de tanta e tão boa informação da nossa família.
Este professor que não é um qualquer das dezenas que tive a sote de ter na minha vida de aluno, mas sim o professor lá de casa, sabem o que me levou para Metangula, Moçambique; o que me dá aulas de graça e puxa pelo novelo e lá vem mais uma! Que lindo é ver aluno e professor tão concentrados que nem um bom cozido trazido pelo padre da nossa aldeia nos tira de tão lindos episódios de histórias sem fim.
Então lá estivemos a passar em revista como é que Metangula viu os primeiros Marinheiros a chegar ao grande lago Niassa, como é que lá foram parar as lanchas, não fazem uma pequena ideia do trabalho!
Até que chegamos à independência e tivemos que entregar as lanchas! Duas foram para o Malawi, como bons vizinhos, e as outras ficaram entregues aos novos donos do lago, o mesmo é dizer Combatentes da Frelimo.
Tenho muita sorte em ter na minha família gente de saber, gente com mundo, gente bem formada na universidade da vida e como este meu professor que carinhosamente o trato por mano velho, não há muitos.
Lá chegou a hora do café e nos mudamos para a sala de estar da aldeia, onde saboreamos dois cafés e a conversa vira! agora fala-me com calor dos dos Blogs “manaliva” e “ povo da minha terra” criados pelo próprio. Eu aprendo mais uma atrás de outra, e depois trago à luz no face, um cheirinho do seu saber.
Um grande abraço para ti mano velho e outro para quem por cá passa, para todos ficarem a conhecer um pouco mais das muitas e boas histórias da nossa família.

Comentários

Tintinaine disse…
Nas últimas lições esqueci-me de um pormenor. Quando fazes copiar e colar de qualquer texto tens que cancelar a formatação do texto transcrito para ela assumir a formatação do blog.
Nota-se bem o erro nesta publicação.

Mensagens populares deste blogue

Delfim Ferreira