Delfim Ferreira

 

Delfim Ferreira

Delfim Ferreira (1888-1960) nasceu na freguesia de Riba d’Ave, concelho de Vila Nova de Famalicão, filho do grande industrial Narciso Ferreira, que, a partir de uma pequena fábrica manual, construiu o maior empreendimento têxtil que existiu em Portugal na segunda metade do século XIX.
Formou-se na Real e Imperial Escola de Reichenberg e seguiu as pisadas do pai, no têxtil e no sector eléctrico. Entre os seus muitos feitos destaca-se, na área têxtil, a fundação da fábrica de “Fiação e Tecidos de Algodão” e da “Empresa Nacional de Sedas” ambas em Arcozelo, Vila Nova de Gaia; a “Fábrica de Fiação e Tecidos de Algodão” de Vila do Conde; e a “Sociedade Industrial de Mindelo” em Mindelo, concelho de Vila do Conde.
As suas grandes capacidades de impulsionar foram reconhecidas pelo Governo, que o convidou para dinamizar projectos de relevância nacional. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito Industrial, a Ordem Militar de Cristo, o Grande Oficialato da Ordem de Mérito Industrial e a Medalha de Ouro Municipal de Vila do Conde. 

Comentários

Tintinaine disse…
Não sei se é verdade, mas lembro-me de ouvir dizer que o edifício original da Maconde era a tal fiação de algodão de Vila do Conde, mencionada acima.
Tintinaine disse…
Vejo que voltaste a pôr o blog na prateleira, o FB dá-te mais visibilidade. Mas por mais que escrevas no FB as respostas que recebes nunca passarão de um monossílabo, ou pouco mais!

Mensagens populares deste blogue

Jantar da aldeia

Os nossos pais