Delfim Ferreira

 

Delfim Ferreira

Delfim Ferreira (1888-1960) nasceu na freguesia de Riba d’Ave, concelho de Vila Nova de Famalicão, filho do grande industrial Narciso Ferreira, que, a partir de uma pequena fábrica manual, construiu o maior empreendimento têxtil que existiu em Portugal na segunda metade do século XIX.
Formou-se na Real e Imperial Escola de Reichenberg e seguiu as pisadas do pai, no têxtil e no sector eléctrico. Entre os seus muitos feitos destaca-se, na área têxtil, a fundação da fábrica de “Fiação e Tecidos de Algodão” e da “Empresa Nacional de Sedas” ambas em Arcozelo, Vila Nova de Gaia; a “Fábrica de Fiação e Tecidos de Algodão” de Vila do Conde; e a “Sociedade Industrial de Mindelo” em Mindelo, concelho de Vila do Conde.
As suas grandes capacidades de impulsionar foram reconhecidas pelo Governo, que o convidou para dinamizar projectos de relevância nacional. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito Industrial, a Ordem Militar de Cristo, o Grande Oficialato da Ordem de Mérito Industrial e a Medalha de Ouro Municipal de Vila do Conde. 

Comentários

Tintinaine disse…
Não sei se é verdade, mas lembro-me de ouvir dizer que o edifício original da Maconde era a tal fiação de algodão de Vila do Conde, mencionada acima.
Tintinaine disse…
Vejo que voltaste a pôr o blog na prateleira, o FB dá-te mais visibilidade. Mas por mais que escrevas no FB as respostas que recebes nunca passarão de um monossílabo, ou pouco mais!

Mensagens populares deste blogue

Manuel Alves da Silva