Mãe Rita

A minha mãe chamava-se Rita Alves de Sousa. Nasceu no dia 12 de junho de 1916 em Rio Mau concelho de Vila do Conde.
Com sete anos apenas foi trabalhar, para ajudar no sustento da família que não era grande.
Foi tomar conta e fazer companhia de uma senhora de idade de seu nome Maria Luísa da freguesia de Macieira/Barcelos.
Anos mais tarde viria a conhecer e casar com António de Oliveira e Silva, pai dos seus 12 filhos, e eu agora, sou só o mais novo. Teve 7 rapazes e 5 raparigas, todos fortes e com ânsia de fazer a sua própria história.
Mais tarde depois de se formar em costura, montou na sua própria casa uma escola de costura, para onde iam aprender alunas das quais saliento as mais conhecidas:
Celeste do Jerónimo, Maria do Souto, Avelina Boucinha, Ermelinda Salvador, Virgínia do Velho, Ana Caseira, Ana Figueireda, filha da minha madrina Virgínia Figueireda, entre outras.
Aqui fez-se muita roupa de todas as formas, feitios e ocasiões. Depois eram os rapazes, os meus manos que iam levar aos fregueses desta época.
Anos mais tarde teve que abandonar o seu negócio da roupa, bem como as vendas na feira de Barcelos de aventais, sacas para o pão, algibeiras, blusas, etc.
A causa do abandono foi ter de acompanhar o marido em mais uma mudança de residência, neste caso de Macieira de Rates/ Barcelos para Touguinha/ Vila do Conde, pois o seu marido tinha arranjado emprego para durar na Chenop ( empresa que viria anos mais tarde a fundir-se para a constituição da EDP).
Já em Touguinha, a senhora Rita viria de novo a conquistar novos clientes na arte de bem costurar, tai como Ramos da Pena e Sr. Paiva de Vila do Conde, além de muitos outros.
Trabalhou muito e teve como seu braço direito a madrinha que era a nossa avó materna. Estas duas senhoras, juntamento com o meu pai, vieram a moldar para sempre esta grande e maravilhosa família que muito me honra e tenho todo gosto de fazer parte.
Esta crónica da minha vida, poderá ou não ter mais um capitulo, depende do tempo que Deus me der, mas para já fica pronto o primeiro capítulo.
Saudades mãe, fizeste tudo, mas mesmo tudo por esta tua e nossa família, por isso descansa em paz já na presença do teu marido e nosso pai, bem como dos teus dois filhos mais novos, o Jorge e o Aires.
Onde estiveres espera por nós, e o mais provável é que ainda nos iremos encontrar todos para novamente termos a nossa família reunida.
Abraço deste teu filho ( agora o mais novo) de Touguinha até ao Céu.
PS O meu nome “ Alves” vem desta senhora, com muitos gosto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manuel Alves da Silva