Ivo Cruz


Eu e o meu amigo Ivo Cruz.

Este meu amigo, já estava no Freixo, quando eu lá cheguei em 1985.

Naquela altura, na década de 80, era o Eng. Moura Relvas que mandava em tudo, menos na energia.

Mas o telecomando foi-lhe entregue, e a EDP, pela mão do Eng. Xxxxxxxxx,( branca, ajuda Ivo se te lembrares) sabia muito bem o que estava a fazer.

Este meu amigo era um técnico de alto gabarito, começou a dar assistência ao telecomando da Amieira e de Avanca, da marcaTeletra, em parceria com o eng. Cunha de Sá, não existia mais nenhum telecomando.

Depois nas suas mãos nasceram o telecomando de Guimarães e Aveiro e foi com ele que as telecomunicações ficaram, porque eram parte integrante do sistema do telecomando.

Funcionavam as subestações de Guimarães com apoio do repetidor da Penha em Guimarães, por lá passavam mais de uma dezena de subestações, quando o repetidor falhava é um Deus me livre, ó quem me acode, ficava tudo falhado em comunicações. Era um sistema com duas vias de comunicação no Centro de comando e repetidor, quando algo não funcionasse o sistema mudava de via sozinho, era a intelegência da época.

Já o conjunto de Aveiro, tinha o repetidor em Talhadas, Sever do Vouga e por lá passavam todas as comunicações de UHF, das mais de uma dezena de substações.

O Ivo segurou enquanto pode, até que o meu chefe, o Eng. Cunha de Sá, na altura, defendia que as telecomunicações deviam estar todas, as de vhf/ fonia e as de uhf/ telecomando, onde deviam que era na minha área de ação “ as telecomunicações” para mal dos meus pecados, já sabia que em cima deste rapaz caíria a responsabilidade de ter este sistema a responder a 100%, tal era a urgência e quantas vezes com as calças na mão, lá ía eu.

Eu e o Ivo, tarabalhamos lado a lado imensas vezes, ele no telecomando e eu nas telecomunicações. De quando em vez, nem sabiamos se o que estava avariado era do lado dele ou do meu, por isso íamos os dois e formavamos uma boa equipa.

Sempre tive o Sr. Ivo em grande consideração, porque ele é um técnico muito conceituado e eu claro que aprendi muito com ele, estava a mentir se disse o contrário, e felizmente foi ele que me passou as redes UHF, de Guimarães e Aveiro com rádios Storno CQF 600 e 9000, para eu continuar a dar assistência.

Foi com o Ivo Cruz que grande mudança se deu a nível do telecomando, bem como a junção dos centros de comando num só, agora a funcionar na Boavista.

Foram anos felizes e aqui deixo um grande abraço a este meu amigo

Ivo Denaciano Cruz e aos outros nossos colegas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manuel Alves da Silva