Aires Alves da Silva


Marinheiro 7599 /78 alistou-se na Marinha Guerra Portuguesa.

Era o meu mano mais novo, infelizmente já não entre nós.

No seu tempo de militar já não havia a guerra das ex-Colónias e como tal fez a recruta em Vila Franca de Xira na Escola Alunos Marinheiros e aí permaneceu durante toda a vida militar.

É claro que não teve uma vida militar longa, como os nossos dois irmãos mais velhos, dois marinheiros/ fuzileiros com vida aqui e além mar, no ultramar como se dizia na altura.

O terceiro marinheiro da família era o meu mano mais novo e tirou a especialidade de eletricista onde desempenhou com toda a dignidade a função de electricista dia no seu quartel de Vila Franca de Xira.

A vida foi madrasta para este meu mano e por isso viveu tão pouco tempo, que nem tempo teve para criar os seus três filhos.

Faleceu de doença, quando a sua filha mais nova a Mariana, tinha só seis anos de idade.

Só mais uma lembrança deste meu mano, era um técnico de excelência na arte das electrónicas de consumo, especialmente linha castanha, tvs, vídeos, camaras de filmar e outros, desempenhou esta função no Porto.

Deu os primeiros passos comigo no Celso Pontes, depois seguiu o seu próprio caminho.

Como seu irmão com mais alguns anos, sempre o apoiei como faria qualquer irmão com muita amizade e amor para dar.

Grande abraço de Touguinha até ao céu, onde deves estar a iluminar o céu de Areia, onde está a tua família, agora já todos mais crescidos.

Olha Aires já me esquecia de te dizer, tens uma neta linda e brevemente terás mais outra.

 

Comentários

Manel da Rita disse…
Estou convencido que o Jorge é que era de 78, o Aires devia ser de 80.
E parece-me que o número do Jorge começava por um 3. No sistema actual de numeração, completamente diferente daquele que vigorava no meu tempo e também do outro que veio a seguir, iniciado na Primavera de 64 (sistema de barras), o primeiro dígito do número refere-se à Classe. Ora o Jorge era da Classe de Manobras e o Aires da Classe de Electricistas, portanto, o primeiro dígito do seu número teria que ser diferente.
Vou perguntar ao Sr. Google se me sabe dizer qual o número que corresponde a cada Classe.
E, agora, pergunto eu, onde foste buscar este número que mencionas no teu texto?

Mensagens populares deste blogue

Manuel Alves da Silva