45 anos de EDPD

 

Fez há 2 meses atrás, 45 anos que este rapaz, com 22 anos na altura (hoje 66), se apresentou pela primeira vez na EDP Monção, para fazer parte desta grande equipa que é a EDP.


Há muitas EDPs, mas eu fui para electricista de redes BT, no ex CD de Viana do Castelo, nesta altura a organização era por distritos, daí o nome CD capital Distrito da EDP Distribuição.

Depois de dois anos a trabalhar a fazer baixadas e ramais e outros que tais como dar luz ao Alto Minho, ainda me lembro de ter ido com os quadros superiores dar luz pela primeira vez aos dois Ribeiros de Castro Laboreiro, Ribeiro de baixo e Ribeiro de Cima, nas fraldas do parque Peneda Gerês. Acompanhou-nos o Padre Aníbal, para benzer as instalações a 1ª vez.

Então decidi que tinha que dar corda aos sapatos, que é como quem diz concorrer para ir para outro lado, de preferência, mais perto de casa. Casa aqui significa “casa dos pais” lugar onde fizemos a escola primária.

Sou aprovado para vir para a subestação de S. Marta de Portuzelo, iniciar as minhas lides na Alta/Média tensão onde tive a nobre tarefa de ir colaborar com o saudoso Sr. Lima, encarregado da subestação.

A minha nova função era montar e assistir as equipas de medida dos consumidores industriais de MT e colaborar na resolução de avarias MT.

Aguardar pelo laboratório de contadores em projeto, onde eu seria a primeira aquisição, mas quis o destino, que esse laboratório nunca visse a luz do dia, logo eu fui-me adaptando como podia e como tal fiquei no piquete avarias/manobras MT, que gostei muito e veio a moldar a minha personalidade de querer tudo pra ontem, tal era a pressa de ligar a energia, quando algo estava sem alimentação!

Mas cá este rapaz, como tinha/tem energia para dar e vender resolve dar mais um passeio, que é como quem diz concorrer para as telecomunicações Porto; depois dos tramites legais apresenta-se em 1 janeiro 1985 na Subestação do Freixo, Porto.

Chegado aqui, estava como peixe na água, pois a minha área de formação era esta electrónica e telecomunicações formado de entre as várias escolas, a Militar de Electromecánica de Paço d´Arcos.

Durante 35 anos tive de desbravar o meu caminho e fazer parte da equipa das telecomunicações a que tive muito orgulho em pertencer. Os desafios foram muitos, mas felizmente todos se dobraram à energia deste rapaz, hoje já menos rapaz e mais homem!

Aqui me mantive até aos dias de hoje, onde conquistei a pulso o meu novo estatuto de independente económico, isto é, quando temos tempo e dinheiro para viver a nossa vida desta vez sem pressas.

Abraço a todos que têm o prazer me ler e ainda por cima são, fazem questão de serem meus amigos.

JAS

Comentários

Manel da Rita disse…
O nosso velhote entrou na EDP, via Chenop, no Ontono de 1954 83 ANOS ANTES DE TU NASCERES), se não estou em erro. Achas que foi isso que te levou a fazer o mesmo, TANTOS ANOS DEPOIS?

Mensagens populares deste blogue

Manuel Alves da Silva