Marinheiro 2!

MARINHEIRO 2
Dia de aniversário dos 18 anos, estava na inspeção militar para ingressar na Marinha de Guerra portuguesa.
Veio a acontecer em abril de 1962 e em julho juramento de bandeira; ficou com o número 16429 da CF2- Companhia de Fuzileiros 2.
Selecionado de entre muitos começa aqui uma grande jornada de muito trabalho, mas também muita felicidade por mares e terras nunca dantes navegados.
A seguir ao juramento de bandeira, a CF2 foi selecionada para ir ajudar na defesa das nossas colónias, neste caso Moçambique ( a CF1 foi para Angola).
A sua primeira grande viagem foi Lisboa-Lourenço Marques( Maputo) transportado num avião da FAP-Força Aérea Portuguesa.
Chegado a Moçambique ficou com os seus camaradas de armas na Estação Rádio Naval da Machava, onde tiveram que fazer as suas próprias instalações para albergar os 150 elementos da CF2.
O terrorismo começou em 26 de setembro de 1964; já de malas feitas para regresso á Metrópole, mas quis o destino que fossem enviados para Metangula, lago Niassa, território NW de Moçambique.
Refiro que foi a CF2, que transportou a primeira embarcação de peso desde o oceano Indico até ao lago, pois até aqui só havia barcos pequenos.
Era através do Lago que se fazia o transporte de tropas e mantimentos para as mesmas, bem como a defesa territorial de Moçambique e a fronteira com o vizinho Malawi.
Ao fim de quatro meses regressou através do paquete Infante D. Henrique, melhor paquete portugues da época, a Lisboa capital do império.
Regressado à escola de Fuzileiros faz o curso de promoção ao posto de Marinheiro ( antes 2 e 1 grumete ) que concluiu com nota máxima.
continua com " Marinheiro 3"

Comentários

Tintinaine disse…
Publicaste isto no FB sem as necessárias correcções e logo vieram os remoques daqueles que conhecem a verdade!

Mensagens populares deste blogue

Manuel Alves da Silva